O PEE proporciona recursos e atividades para ocupar os tempos não letivos dos jovens da AEFGA, entre as 14h e as 19h de todos os dias úteis do calendário escolar. Com vista a explorar interesses e talentos diversos e a desenvolver competências sociais, pelos menos 3 dessas 5 horas são passadas em actividades que se distanciam dos currículos escolares.

Porque existe a Hora de Estudo?

+

Entendemos que o tempo que resta aos jovens para partilhar com os pais em casa deve ser da maior qualidade. Assim, damos-lhes a oportunidade de fazer os TPC durante o PEE. O tempo diário dedicado à sua realização é fixo e chamamos-lhe a Hora de Estudo.

Onde passamos a Hora de Estudo?

+

A AEFGA disponibiliza ao PEE duas salas de aula que usamos apenas durante a Hora de Estudo. São as salas J10 e J11, e ficam de frente para a sala principal do PEE.


Cada sala tem cerca de 28 lugares e está equipada com dois quadros brancos e um projetor.

Quando é a Hora de Estudo?

+

A Hora do Estudo decorre em todos os dias úteis da semana excepto no dia livre. O dia livre é o último dia de aulas da semana (pode não calhar à 6ª feira, caso haja feriados ou interrupção letiva). Ou seja, numa semana normal de aulas, há Hora de Estudo de 2ª feira a 5ª feira.

Os alunos começam a dirigir-se às salas por volta das 17h. O tutor orientador está disponível para esclarecimento de dúvidas e orientação de estudo até às 19h.

O que é o tutor orientador da Hora de Estudo?

+

Durante os primeiros anos do PEE, foram recorrentes os pedidos dos encarregados de educação para que o apoio prestado durante a Hora de Estudo fosse mais especializado.

Para que os alunos consigam concluir os TPC durante a Hora de Estudo e não tenham de complementar os horários semanais com sessões de explicações, a coordenação do PEE decidiu integrar mais um tutor especializado na equipa, com valências adequadas ao esclarecimento de dúvidas sobre conteúdos curriculares.


O tutor orientador da Hora de Estudo está disponível no PEE de 2ª a 5ª feira entre as 17h e as 19h.

Quem ajuda durante a Hora de Estudo?

+

Os alunos são ajudados pelo tutor orientador da Hora de Estudo, pelos tutores principais do PEE e, de vez em quando, por alunos dos cursos profissionais a estagiar no PEE.

O que fazemos durante a Hora de Estudo?

+

Quando a Hora de Estudo começa, os alunos dividem-se pelas duas salas.


Os alunos com TPC por fazer ou que querem estudar dirigem-se à sala indicada. Podem abandonar a sala assim que acabam os seus TPC ou após 30 minutos de estudo.


Os alunos que não têm TPC por fazer ou não têm o material necessário para os fazer dirigem-se à outra sala para participarem na Atividade Extraor-Diária. A atividade é planeada para durar, em média, 20 minutos. Consoante o tipo da atividade, os alunos poderão abandonar a sala mais cedo, mal concluam o objetivo proposto.

Os alunos são obrigados a fazer os TPC?

+

Não. Os tutores não forçam os alunos a realizar os TPC.


Por um lado, dada a quantidade de jovens a frequentar o PEE durante a Hora de Estudo, é contraproducente fiscalizar os cadernos de todos os alunos para averiguar se existem TPC. Noutros anos tais tentativas resultaram no seguinte: o tempo era gasto inutilmente a confrontar alunos que negavam ter TPC e a forçar alunos contrariados a fazê-los; tudo isto desviava o foco do esclarecimento das dúvidas dos alunos interessados.


Princípios seguidos pelo tutor orientador da Hora de Estudo:

1. Os alunos são (desde o início do ano letivo e transversalmente a todas as atividades da Hora de Estudo) levados a compreender que são responsáveis pelas suas decisões e que cada decisão tem as suas consequências, boas e/ou más.

2. Estar informado é a chave para tomar melhores decisões. Por isso, explicamos aos alunos o papel dos TPC na retenção dos conteúdos aprendidos em sala de aula e expomos as consequências (diretas e  indiretas) de não os fazerem. Por exemplo, assinalamos que (1) há maior dificuldade a assimilar a informação necessária para os testes quando não se faz estudo contínuo; adicionalmente, que (2) a acumulação de "Faltas de TPC" resulta em faltas mais graves e que, (3) em casos de incerteza na atribuição da nota final de um aluno, a realização consistente dos TPC é um sinal de empenho que pode pesar positivamente na decisão dos professores.


Estes princípios contribuem para a formação de caráter e de competências essenciais à vida académica e à futura vida profissional dos alunos.

O que é a «Atividade Extraor-Diária»?

+

(Estas atividades estão suspensas enquanto vigorarem restrições de funcionamento devidas ao COVID-19)


É uma atividade diária planeada por um tutor que decorre durante a Hora de Estudo e onde participam apenas os alunos que não têm TPC, os alunos que já os fizeram e os alunos que não têm material para os fazer. A atividade são planeadas para tomar, em média, 20 minutos.


Estas atividades visam o estímulo da curiosidade, o desenvolvimento de competências úteis para a vida académica, a contextualização das matérias das disciplinas no mundo que os alunos vêem à sua volta, a  reflexão sobre temas sociais, entre outros.

Consulta a secção Atividade Extraor-Diária deste site para veres o que andamos a fazer!

Os jovens podem ficar na sala após os TPC?

+

Sempre que queiram!

Posso levar o meu educando antes das 19h?

+

Claro. A Hora de Estudo existe para conveniência das famílias, não para as limitar! :)

POSTS RECENTES:

Falem connosco!!

 

Incentivamos todos os encarregados de educação a partilharem as suas preocupações, as suas sugestões e particularidades dos seus educandos com os tutores do PEE!

 

Gostamos de ter em conta a individualidade de cada aluno!