top of page

     O PEE, Projeto de Enriquecimento Experimental a funcionar no Agrupamento de escolas Frei Gonçalo de Azevedo (AEFGA) resulta de uma parceria entre a AEFGA e a Santa Casa da Misericórdia de Cascais.

      O PEE apoia as famílias e os alunos através de uma resposta social, inclusiva e educativa dando cobertura aos tempos não lectivos e contribui para o sucesso educativo dos participantes. Pretende-se proporcionar um espaço de experimentação com valores e referências culturais e pedagógicas onde os alunos possam ter uma oferta diversificada que lhes permita explorar interesses e talentos, sob a orientação dos técnicos-tutores

   A importância do tempo de Brincar:

 

“…a criança que não brinca não é criança, mas o adulto que não brinca terá perdido para sempre a criança que tem dentro e que lhe fará muita falta.”

Pablo Neruda

 

   Tentamos que as crianças e os jovens se “apropriem” deste espaço, através de um ambiente acolhedor e afetivo, tentando valorizar ao máximo o tempo para brincar, porque é agradável, porque se divertem, porque alcançam o equilíbrio entre o que conhecem e a imaginação.

   Brincar não é apenas um passatempo ou uma diversão é também uma aprendizagem para a vida adulta. Poder brincar permite exteriorizar situações agradáveis e desagradáveis.

   O brincar contribui para o conhecimento do mundo, descobrindo as pessoas e as coisas à sua volta, serve também para se descobrir a si mesmo e para ser reconhecido pelos outros, aprendendo a observar o seu ambiente.

 

    Cabe-nos organizar o tempo em função das crianças e jovens, estando atentos ao modo como se comportam, se estão divertidas ou tensas e se mantém o interesse, cansadas ou aborrecidas, para nos apercebermos se dispõem de um clima de bem-estar, através das atividades e materiais que dispõe, procurando ouvir as suas ideias e sugestões e o que lhes dá mais interesse e as diverte.

O que é:

Princípios base

   P.E.E. - Projeto de Enriquecimento Experimental    

Estrutura de Projeto

      O P.E.E. funciona de segunda a sexta entre as 14h e as 19h durante o período letivo, excetuando os dias de feriado nacional e municipal.

A rotina diária é a seguinte:​

14h00 - 15h30 - Tempo Livre

15h30 - 15h45 - Intervalo/Lanche

15h45 - 16h45 - Hora de Projeto

16h45 - 17h00 - Intervalo

17h00 - 18h00 - Hora de Estudo

18h00 - 19h00 - Tempo livre

Funcionamento

   O projeto assenta em três áreas base:

Tempo livre para brincar 

Onde o aluno tem a possibilidade de conviver com  outros alunos de diferentes faixas etárias.

Área de projeto

Onde são desenvolvidas diferentes áreas partindo do interesse dos alunos, recorrendo à metodologia de projeto.

Apoio ao estudo e realização dos trabalhos de casa

Onde os alunos podem se preparar para os testes e realizar os trabalhos de casa acompanhados por técnicos.

bottom of page